Vídeo mostra flagrantes de infração no trânsito em faixa exclusiva de ônibus

158

Condutores de carros, motos e caminhões têm desrespeitado as faixas exclusivas de ônibus emCampinas (SP). Flagrantes feitos pela cidade mostram o desrespeito no trânsito e o risco de acidentes. [Veja o vídeo acima].

Desde o início de agosto, quatro novos corredores passaram a funcionar no município. No Eixo Barão Geraldo, a Rua Carolina Florence possui dois quilômetros de faixa exclusiva para os ônibus, entre a Barão de Itapura e a Dr. Theodureto de Almeida Camargo.

A gente ganha tempo e os nossos horários são muito apertados, e com isso a gente consegue chegar cinco minutos antes no ponto final”
Francisco Ferreira Souza, motorista de transporte público

Já na Rua Buarque de Macedo, o corredor possui um quilômetro e meio de extensão. No Eixo Sudeste, os corredores passam pela Avenida da Saudade e Rua da Abolição. A regra deve ser respeitada de segunda à sexta-feira, nos períodos das 6h às 8h e das 16h às 18h.

Para o motorista de transporte público Francisco Ferreira Souza, as faixas facilitaram o trabalho e trouxeram melhoria no dia a dia.

“Já melhorou muito. A gente ganha tempo e os nossos horários são muito apertados, e com isso a gente consegue chegar cinco minutos antes no ponto final”, conta.

Carro usa via exclusiva para ônibus, que é obrigado a mudar de faixa em Campinas (Foto: Reprodução / EPTV)Carro usa via exclusiva para ônibus, que é obrigado a mudar de faixa (Foto: Reprodução / EPTV)

Já para os motoristas de carro, a situação é outra. O marceneiro Daniel Roberto Pires de Assis afirma que a medida dificulta o trânsito.

“Como é que eu faço para virar aqui? Ou eu entro aqui ou lá embaixo para ir para o serviço. Se eu virar lá embaixo e tiver um amarelinho, levo multa. É um absurdo isso”, afirma.

Multa
A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) afirma que está fiscalizando as faixas exclusivas de ônibus e orientando os motoristas em casos de infrações. Multas ainda não estão sendo aplicadas.

A multa para aqueles que cometerem esse tipo de infração deve começar a ser aplicada até o fim deste ano. O valor será de aproximadamente R$ 200, além de sete pontos na CNH.

Faixa da Emdec sinaliza sobre as faixas exclusivas no município (Foto: Reprodução/EPTV)Faixa da Emdec sinaliza sobre as faixas exclusivas no município (Foto: Reprodução/EPTV)

Fonte: Vídeo mostra flagrantes de infração no trânsito em faixa exclusiva de ônibus