Unicamp lança livro de receitas para comemorar 50 anos da universidade

220

Livro reúne receitas e memórias de pessoas que passaram pela instituição.

Unicamp prepara livro de receitas em comemoração aos 50 anos da Instituição (Foto: Ronei Thezolin)Unicamp prepara livro de receitas em comemoração aos 50 anos da Instituição (Foto: Ronei Thezolin)

A Unicamp, em comemoração aos 50 anos da instituição, comemorados em 5 de outubro de 2016, está produzindo o livro de receitas culinárias “50 memórias, 50 sabores – A cozinha ancestral de quem ajudou a construir a Unicamp”, cedidas por integrantes da universidade.

A obra está sendo organizada pelo jornalista e chefe de cozinha, Manuel Alves Filho que, em conversa ao G1, contou que a ideia do livro é fazer uma homenagem à Unicamp através de memórias de funcionários, docentes e estudantes que ajudaram a construir a instituição.

“A ideia surgiu há uns 3 ou 4 anos. A gente queria fazer um livro que homenageasse a Unicamp através das pessoas que ajudaram a construir a instituição. Então já tinha essa ideia e com a proximidade dos 50 anos, a gente conseguiu dar um formato pra ele que é usar essa questão da memória gastronômica e memória gustativa das pessoas e fazer um link com essas memórias pessoais e profissionais das pessoas”, conta.

A única exigência era que as pessoas fossem buscar nos livros de receitas das mães, avós ou mesmo nos depoimentos pessoais, receitas que pudessem ser representativas de cada família.”
Manuel Alves Filho, produtor do livro.

Para a produção do livro foi realizada uma chamada aberta na universidade para que todos que tivessem interesse pudessem enviar suas receitas. Segundo Manuel, a única exigência era que as receitas fossem de família e trouxessem memórias pessoais e profissionais dos contribuintes.

“Nós recebemos cerca de 300 contribuições e uma Comissão Organizadora escolheu as 50 que iriam para o livro. A única exigência era que as pessoas fossem buscar nos livros de receitas das mães, avós ou mesmo nos depoimentos pessoais, receitas que pudessem ser representativas de cada família”, conta.

O livro
Segundo Manuel, o livro foi dividido em dois capítulos, um com receitas de pratos salgados e outro com receitas doces. Além disso, não houve uma exigência específica para as receitas, por isso o livro traz desde receitas singelas até receitas mais elaboradas.

Unicamp prepara livro de receitas em comemoração aos 50 anos da Instituição (Foto: Ronei Thezolin)Receitas representam memórias
dos contribuintes (Foto: Ronei Thezolin)

“Não tinha nenhuma exigência especifica para a receita, pelo contrário, então ele traz receitas muito singelas como aquele bolo que a avó fazia no café da tarde e também receitas mais elaboradas, com mais ingredientes e que exigem mais tempo de preparação”, conta.

Além das receitas, o livro apresenta um perfil de cada pessoa que contribuiu para a produção e faz referência a algumas passagens da história da universidade, misturada com a história dos contribuintes.

Segundo Manuel, a ideia é misturar a memória da instituição e a lembrança de boas passagens relacionadas à reunião em família e lembrar boas passagens pela Unicamp.

“O livro relaciona a memória da instituição e a lembrança de boas passagens com a família quando se reúne à mesa, além de boas passagens pela Unicamp, em projetos ou algum trabalho específico na universidade. Então não conta uma história completa, mas traz fragmentos da história da universidade no perfil dessas pessoas”, explica.

Chefes na Unicamp
O lançamento do Livro “50 memórias, 50 sabores – A cozinha ancestral de quem ajudou a construir a Unicamp” será realizado neste domingo (25) no evento Chefes na Unicamp, que ocorre na Praça do Ciclo Básico, das 11h às 17h.

O evento é gratuito e reunirá 11 dos mais renomados chefes de Campinaspara cozinhar receitas de memórias pessoais, que custarão entre R$ 5 e R$ 20.

Segundo Manuel, os chefes não irão cozinhar as receitas do livro, porque a ideia é que eles também relembrem memórias de família. “Eles também buscaram nas memórias deles aquelas receitas que trazem boas lembranças”, explica

Fonte: G1 – Unicamp lança livro de receitas para comemorar 50 anos da universidade – notícias em Campinas e Região