Três regiões de Campinas têm maior incidência de dengue, diz Vigilância

0
185

Distrito de Barão Geraldo, Jardim São Marcos e Capivari são mais afetados.Medidas para evitar nova epidemia estão sendo tomadas, afirma secretário.

Três regiões de Campinas (SP) apresentam maior incidência de casos de dengue no início deste ano, segundo a Vigilância Epidemiológica. As áreas afetadas são o distrito de Barão Geraldo, o Jardim São Marcos e o Jardim Capivari.

Ainda segundo a vigilância, 2016 pode ser o quarto ano seguido de epidemia no município. Em Campinas foram 65.334 registros em 2015. Em 2014 foram cerca de 42 mil confirmações e em 2013 foram quase 7 mil. A preocupação aumenta também porque além da dengue, o Aedes aegypti transmite o zika vírus e chikungunya.

A transmissão da dengue ganha força em janeiro e tem pico entre os meses de março e abril, afirma a entidade. Por isso, a forma mais eficiente de diminuir os casos é combater os focos do mosquito.

Buraco acumula água no distrito de Barão Geraldo em Campinas (Foto: Reprodução/ EPTV)Morador denuncia buraco com água acumulada em
Barão Geraldo (Foto: Reprodução/ EPTV)

Criadouros em Barão Geraldo
A empregada doméstica Maria da Rocha Sabo, que trabalha no distrito de Barão Geraldo, contraiu a dengue pela segunda vez no fim do ano passado.

Ela afirma que no caminho da casa para o trabalho encontra vários focos da doença. “Muito copo descartável cheio de água, garrafa PET e muita sujeira”, explica.

O empresário e dono da casa em que Maria trabalha, Marcelo Salvi, conta que chegou a fazer uma denúncia sobre um buraco que sempre acumula água parada na Prefeitura e que a cada chuva fica maior.

“A gente tem que combater. Dentro da nossa casa a gente faz a nossa parte, na rua quem tem que fazer é o serviço público”, afirma.

A quantidade de entulho pelas ruas de Barão Geraldo é uma das razões porque a região se tornou uma das principais na transmissão de dengue. Mesmo com placas sinalizando multas, há lixo e sujeira em vários terrenos baldios.

Apoio dos Hospitalhaços
No combate à dengue, os agentes de saúde receberam a ajuda do grupo Hospitalhaços. Com bom humor e brincadeiras, eles chamam a atenção da população. [Confira no vídeo acima]

Ações necessárias
Segundo o Secretário de Saúde Cármino de Souza, todas as ações necessárias estão sendo tomadas para que a situação do ano passado não se repita.

“Uma remoção de pelo menos duas toneladas de entulhos diários feito pela Saúde, são milhares de toneladas pela Secretaria de Serviços Públicos, mas há todo um trabalho que não para”, afirma Souza.

Sobre a reclamação do buraco que acumula água em Barão Geraldo, a Prefeitura disse que o pedido já entrou no cronograma de obras da Secretaria de Serviços Públicos.

Ação contra dengue em Campinas (Foto: Carlos Bassan / PMC)Ação contra dengue em Campinas (Foto: Carlos Bassan / PMC)

Fonte: G1 – Três regiões de Campinas têm maior incidência de dengue, diz Vigilância – notícias em Campinas e Região