Temporal tem ventos de até 143 km/h na região de Campinas, diz Cepagri

0
209

Medição no distrito de Barão Geraldo foi feita às 14h40 deste sábado (12).Segundo a Defesa Civil, foram 11 quedas de árvores e um destelhamento.

O temporal que atingiu a região de Campinas (SP) na tarde deste sábado (12) teve ventos de até 143,6 km/h, segundo o Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (Cepagri), da Unicamp. A medição foi realizada às 14h40, no distrito de Barão Geraldo, onde fica o campus da universidade. Foram registrados 21,8 mm de chuva em 20 minutos.

Até as 16h30, a Defesa Civil havia registrado um caso de destelhamento e 11 quedas de árvores, sendo duas delas sobre carros, mas não havia informações sobre feridos. Ainda segundo a entidade, a região norte da cidade foi a mais atingida pelas rajadas de vento.

  • Chuva de granizo

O morador Leandro Silveira registrou chuva de granizo no distrito de Barão Geraldo e enviou um vídeo pelo VC no G1. [veja o vídeo acima]

“O céu ficou escuro de repente, começou a ventar forte e chover granizo. A chuva durou uns 20 minutos, mas granizo foram uns três só”, conta.

Temporal tem ventos de até 143 km/h na região de Campinas, diz Cepagri (Foto: Reprodução EPTV)No bairro Nova Campinas, uma árvore caiu e derrubou três postes de energia (Foto: Reprodução EPTV)

Sem luz
A Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL) disse que o forte temporal que atingiu a região de Campinas afetou o fornecimento de energia. Às 18h, segundo a empresa, eram para 67,8 mil clientes ainda sem luz, sendo 38 mil em Campinas, 10 mil em Americana e Nova Odessa, 16 mil em Sumaré e Hortolândia e 3,8 mil em Piracicaba.

Os bairros mais afetados pela falta de energia em Campinas são Proença e Barão Geraldo, informou a CPFL.

Além disso, a companhia disse que o centro de operações realiza um monitoramento da situação, e prioriza o atendimento em hospitais, unidades de saúde, clientes com UTI domiciliar, escolas e demais prédios e equipamentos públicos.

Registrou imagens de chuva na sua região, envie para o VC no G1.

Temporal atinge Campinas nesta tarde de sábado (12) (Foto: Cleber Mariano/ VC no G1)Temporal atinge Campinas nesta tarde de sábado (12) (Foto: Cleber Mariano/ VC no G1)

Fonte: G1 – Temporal tem ventos de até 143 km/h na região de Campinas, diz Cepagri – notícias em Campinas e Região