Temporal deixa 274 mil sem energia em 3 cidades da região de Campinas

233

Segundo a CPFL, as mais afetadas foram Campinas, Sumaré e Americana.Chuva, acompanhada de vento, causou estragos em diversos municípios.

Além de causar estragos em diversas cidades, o temporal na tarde desta terça-feira deixou pelo menos 274 mil clientes da Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL) sem energia na região. Segundo a empresa, raios e vento danificaram a rede elétrica e os municípios mais afetados foram Campinas, Americana e Sumaré.

Árvore caiu no Jardim Santana, em Campinas (Foto: Thiago Fonseca)Árvore caiu no Jardim Santana em Campinas por
causa do temporal (Foto: Thiago Fonseca)

Os problemas relacionados ao temporal foram registrados em ao menos cinco cidades,Vinhedo, Paulínia, Campinas, Sumaré, Indaiatuba. As autoridades precisaram atender ocorrências de queda de árvores e alagamentos. De acordo com a CPFL, as equipes da companhia tentam restabelecer o sistema de energia e a prioridade é atender unidades de saúde.

Na cidade de Americana, 121 mil clientes da CPFL ficaram sem energia, Campinas, 77 mil, e Sumaré, 76 mil.

Ventos de 98 km/h
O Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (Cepagri), registou ventos de 98,3 km/h às 16h40, em Barão Geraldo. A Defesa Civil informou que pelo menos 26 árvores caíram em Campinas.

Segundo o professor Hilton Silveira, do Cepagri, o vento acima de 90 km/h não é comum. Apesar disso, ele explicou que para ser considerado tornado é necessário que a velocidade seja de pelo menos 112 km/h.

Alagamento após chuva forte em rua de Sumaré (SP) (Foto: Renata Scarpa)Alagamento após chuva forte em rua de Sumaré
(Foto: Renata Scarpa)

No Jardim Londres , também em Campinas, uma árvore caiu em cima de um carro. Uma pessoa estava dentro e foi atendida pelo Corpo de Bombeiros com ferimentos leves. Até as 20h, esta era a única informação de ocorrência com vítima.

Viracopos fechado
De acordo com a assessoria de imprensa de Viracopos, o aeroporto ficou fechado das 16h26 às 16h28 por causa do temporal. Dois cargueiros e um voo doméstico tiveram que aguardar a operação ser normalizada antes de decolar. Outras aeronaves também precisam esperar para pousar o terminal aéreo.

A concessionária do aeroporto informou que houve um pico de energia e os geradores precisaram ser acionados. A cancela de um dos bolsões de estacionamento caiu por causa do vento, mas ninguém foi atingido.

Alagamento no bairro São Manoel em Americana (SP) (Foto: Mara Chimetto)Alagamento no bairro São Manoel em Americana (Foto: Mara Chimetto)

Fonte: G1 – Temporal deixa 274 mil sem energia em 3 cidades da região de Campinas – notícias em Campinas e Região