Protesto de motoristas fecha quatro terminais de ônibus em Campinas, SP

0
202

Condutores alegam que não receberam os salários deste mês.Empresas dizem que não têm dinheiro em caixa para pagamento.

Os terminais de ônibus Ouro Verde, Vida Nova, Vila União e Barão Geraldo, em Campinas (SP), estão fechados nesta terça-feira (12) devido ao protesto dos motoristas das linhas Verde e Azul Claro contra atraso no pagamento de salários. As empresas, contudo, alegam falta de dinheiro.

A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) implantou um esquema de emergência para tentar amenizar o problema, com ônibus de outras linhas direcionados para atender os itinerários mais prejudicadas durante a paralisação dos trabalhadores.

Por dia, as duas linhas transportam 290 mil passageiros. A manifestação prejudica ainda linhas entre Indaiatuba (SP) e Vinhedo (SP), além de Campinas.

Nestes casos, seis mil passageiros do transporte intermunicipal foram prejudicados.

A Prefeitura de Indaiatuba contratou vans para fazer transportes ao Aeroporto Internacional de Viracopos e a rodoviária de Campinas.

(Veja, em tempo real, como está o trânsito na região de Campinas)

A greve
Duas linhas de ônibus do transporte municipal de Campinas (SP) não operaram normalmente na manhã desta terça-feira (12), por causa de atraso no pagamento dos salários de motoristas.

Registraram falta de ônibus a Linha Verde, que opera na região do distrito de Barão Geraldo e San Martin; e a Linha Azul, que serve a área do distrito do Ouro Verde.

Na segunda-feira foram registrados problemas na Linha Verde pelo mesmo motivo, quando 1,5 mil funcionários ficaram na garagem. O número de passageiros afetados não foi divulgado.

Pasasgeiros esperam por ônibus em Campinas (Foto: Reprodução EPTV)Passageiros esperam por ônibus em Campinas (Foto: Reprodução / EPTV)

De acordo com o sindicato dos condutores, as empresas depositariam apenas R$ 500 para cada funcionário se os ônibus rodassem, equanto o restante seria depositado em três vezes até sexta-feira (15). Entretanto, a proposta não foi aceita pelos trabalhadores.

A empresa confirmou a tentativa de parcelamento, mas, como houve recusa, a permissionária informou que vai tentar outra alternativa, entre elas, empréstimo bancário.

A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) preparou um esquema de emergência e algumas linhas principais estão sendo atendidas para amenizar o problema.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (19) 3772-1517.

Indaiatuba
Os motoristas das linhas intermunicipais de Campinas e Indaiatuba paralisaram novamente os serviços na madrugada desta terça-feira. De acordo com o sindicato da categoria, os funcionários pararam porque não receberam os salários.

Passageiros sem ônibus em terminal de Campinas (Foto: Reprodução EPTV)Passageiros sem ônibus em terminal de Campinas (Foto: Reprodução / EPTV)

Fonte: G1 – Protesto de motoristas fecha quatro terminais de ônibus em Campinas, SP – notícias em Campinas e Região