Programação natalina traz descontração e alegria para pacientes do Boldrini em Campinas

0
176

O BOLDRINI é o maior hospital especializado na América Latina na área da onco-hematologia pediátrica − há 37 anos trata crianças e adolescentes com câncer e doenças do sangue. Atualmente, o Boldrini atende cerca de 10 mil pacientes, a maioria (80%) pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A Festa de Natal do Boldrini, que este ano será de 6 a 22 de dezembro, é um momento de descontração e alegria para pacientes e familiares. As comemorações terão a presença do bom velhinho de barba branca para levar um pouco de encantamento e fantasia aos pacientes.

A festa que é organizada  pelos voluntários do hospital traz o Papai Noel e Mamãe Noel e distribuirão presentes às crianças e adolescentes em tratamento nos diversos setores do hospital, como no ambulatório, na internação, no banco de sangue e na quimioterapia. Os brinquedos foram adquiridos com o esforço dos voluntários organizadores da Festa de Natal, através de doações de pessoas da comunidade e de algumas instituições. Faz parte da programação missa natalina, atividades de recreação, apresentações de coral e de grupos musicais, recital com saxofone, teatros infantis, performance acrobática, contação de histórias, além de guloseimas, como pipoca, algodão-doce e sorvete.

O paciente P. H. D. M. parece apenas mais um garoto de 11 anos em tratamento no Boldrini. Morador da cidade de Socorro, ele faz parte da nova geração sempre plugada na internet e já tem planos para o futuro. Convicto, diz que pretende tornar-se um youtuber (profissional que produz vídeos em um canal, disputando a audiência do público com a TV). Conta que já começou a montar o canal. “Não está pronto ainda. Preciso da ajuda do amigo do meu pai para colocar no ar”, admite.

A ideia dele é dar dicas sobre games, como do Miniecraft, seu jogo favorito atualmente. Aluno do 5º ano da escola Benedita Geralda de Souza Barbosa, na cidade de Socorro (SP), disse que não gosta de estudar inglês. E que gostaria muito de que o Papai Noel lhe desse um tablet para facilitar a montagem do canal. “Mas sei que será difícil, então pedi uma mochila mesmo.”

No dia 9, às 9 horas, o Reitor da igreja Santo Antonio de Pádua, de Americana, Pedro Leandro Ricardo, realiza missa natalina para pacientes e funcionários do hospital.  No dia 11, das 10h às 15 horas, acontece a Festa de Encerramento da Reabilitação no hospital. Na abertura está previsto Recital de Saxofone e Sanfona por um paciente; apresentação Pró Dança: “Enrolados” com a participação de bailarina (paciente cadeirante); performance acrobática; grupo musical com pacientes; e banda pop coordenada pelo paciente Regis, além de Papai Noel. No mesmo período será realizada a Oficina de Mosaico, onde haverá apresentação dos trabalhos manuais dos pacientes, escultura de bexigas e pinturas do rosto.

A pequena M. E. P. C., de 6 anos, que mora em Monte Mor, está no Boldrini há pouco tempo, onde veio para diagnóstico médico. Quando ouviu a palavra Natal os olhinhos da menina brilharam. “Já coloquei a meia com a cartinha dentro para o Papai Noel”, disse ela. E quando questionada sobre o que pediu ao bom velhinho, sem titubear falou: “Quero a caixa registradora da Barbi”. A mãe Ângela Piva da Costa, que trabalha como contadora de histórias, diz não saber que brinquedo é esse. E a pequena completa, “vi no comercial. E o meu irmão quer um iPhone”.

Meio quieto, só observando, C. D. L. G., de 14 anos, queria participar da conversa. Aluno da 8ª série em Itu, disse que quer ser engenheiro mecânico, porque gosta muito de carros. “Se eu pudesse pedir queria mesmo era ganhar um carro de verdade. Uma BMW”, diz o paciente que há dois anos trata de doença crônica no Boldrini. “Mas também serve uma miniatura para eu colocar na estante.”

A maranhense M. P. L. C., mãe de B. H., de 10 anos, há quatro meses trata a filha com leucemia linfoide aguda (LLA) no hospital. Mais preocupada com um pedaço de bolo com calda de chocolate, a menina contou que quer ser médica, “para cuidar de crianças”, e que também escreveu a carta para o Papai Noel para pedir uma boneca. Moradora da região de Ouro Verde, em Campinas, a garota disse gostar mais das aulas de artes e de educação física.

SERVIÇO:
Programação natalina no Boldrini
Dia 6 – Cantata de Natal – 14h30
Dia 9 – Missa Natalina – Reitor da igreja Santo Antonio de Pádua – 9 horas
Dia 9 – Um dia mais do que especial – 9 horas
Dia 9 – Papai Noel, pintura em papel, histórias – Parte da manhã
Dia11- Recital com saxofone e sanfona; performance acrobática; grupo  musical e
banda pop – 10 h às 15 horas
Dia 14 – Papai Noel e Mamãe Noel visitam os pequenos – Parte da manhã
Dia 14 – Recreação com voluntários de Indaiatuba – Parte da manhã
Dia 14 – Contação de história com o autor de livro – 14 horas
Dia 15 – Papai Noel visita os pacientes – Parte da manhã
Dia 15 – Recreação com brinquedos infláveis – Parte da manhã
Dia 16 – Papai Noel e Hospitalhaços – Parte da manhã
Dia 16 – Coral Presbiteriano Chácara Primavera – 10 horas
Dia 17 – Papai Noel e brinquedos infláveis – Parte da manhã
Dia 17 – Personagens Emilia, Chaves e Chiquinha e pintura facial – 9 horas
Dia 18 – Recreação, Papai Noel e brinquedos infláveis – Parte da manhã
Dia 18 – Coral do Círculo Militar – 10 horas
Dia 20 – Grupo de voz e violão -14h30
Dia 21- Contação de história, roda de música e apresentação teatral com
Uma Aventura de Papai Noel – 9 horas
Dia 22 – Teatro com o Pequeno Príncipe e pintura facial – 9 horas

Imagem: Divulgação

Fonte: Portal Barão Geraldo