Pouso de balão deixa feridos em Campinas; piloto alega vento forte

0
206

Acidente aconteceu na manhã deste sábado (19) na zona rural da cidade.Piloto disse que rajada de vento obrigou descida repentina da aeronave.

Três pessoas ficaram levemente feridas após um pouso de emergência de um balão na manhã deste sábado (19), na zona rural de Campinas (SP). O balão saiu de um hotel fazenda para fazer um voo panorâmico. O passeio durou cerca de uma hora e meia, segundo o dono e piloto, que falou à EPTV, afiliada da TV Globo, mas sem gravar entrevista. Ainda segundo ele, que se identificou como Ademir, no percurso houve uma rajada de vento mais forte, o que o obrigou a descer. Ele nega que ocorreu uma queda.

De acordo com o Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (Cepagri) da Unicamp, o vento mais forte registrado neste sábado ocorreu às 9h40, com 27,2 km/h. A medição do Cepagri é feita no Distrito de Barão Geraldo, onde fica a universidade.

Peças do balão após pouso forçado em Campinas (SP) (Foto: Reprodução/ EPTV)Peças do balão após pouso forçado em Campinas
(SP) (Foto: Reprodução/ EPTV)

20 metros
Quando o balão estava tocando o chão, o vento arrastou o cesto por 20 metros, o que causou ferimentos leves nos passageiros. O piloto afirma que as vítimas não quiseram esperar por socorro no pasto, que fica a cerca de cinco quilômetros do hotel.

Os passageiros foram levados em uma caminhonete de apoio até o ponto de partida onde os bombeiros realizaram os primeiros socorros. Dois passageiros foram encaminhados para o Pronto Atendimento da Vila Padre Anchieta e um para o Hospital de Clínicas da Unicamp. A Polícia Militar também foi chamada para registrar o caso. O helicóptero Águia, da PM, foi acionado para apoio.

Funcionários do Solar das Andorinhas afirmam  à EPTV que o balão não pertence ao hotel e que a empresa responsável pelo percurso presta serviços há oito anos.

Fonte: G1 – Pouso de balão deixa feridos em Campinas; piloto alega vento forte – notícias em Campinas e Região