Polícia Militar em Barão Geraldo – fone: 3289-1228

0
295


Capitão Marlon Níglia, Comandante do 3º BPM – Responsável pela região de Barão Geraldo

O Capitão Marlon Níglia assumiu, em setembro de 2016, o posto de Comandante da 3ª Comp. da Polícia Militar, responsável pela região de Barão Geraldo.
Logo na primeira reunião que participou do Conseg (Conselho de Segurança de Barão Geraldo), atendeu prontamente todas as reclamações sobre segurança e perturbação do sossego citadas pelos participantes.

Barão Geraldo está bem protegido, apresenta os menores índices de segurança de toda a região de Campinas e atualmente chegamos ao ponto de atender todas as reivindicações dos presentes nas reuniões do Conseg.

Estas reuniões estão abertas aos moradores do distrito e são realizadas nas primeiras terças-feiras do mês, às 19h, no Salão Paroquial. O comandante estará presente para atender democraticamente as reivindicações dos moradores para continuarmos a ser a região com os menores índices de insegurança de toda a região.

A sede do 3º BPM em Barão Geraldo localiza-se na Rua Luiz Vicentim, 177, Barão Geraldo.

Alfredo Moro Morelli
redator do Barão em Foco


Temos 4 tipos de polícias e uma Guarda Municipal:

A Polícia Civil é chefiada por Delegados de Polícia, cuja unidade chama-se delegacia; a ela cabe atuar como Polícia Judiciária, ou seja, prática de atos que irão auxiliar o Poder Judiciário na aplicação da Lei, nos crimes de competência da Justiça Estadual, sendo responsável pelas investigações de tais delitos, instauração do Inquérito Policial e ações de inteligência policial.

A Polícia Militar é responsável pelo patrulhamento das ruas e operações de segurança pública, o chamado policiamento ostensivo, preventivo e manutenção da ordem pública. É de competência estadual.

Polícia Federal, subordinada ao Ministério da Justiça e responsável por investigações dos crimes julgados pela Justiça Federal, onde também exerce a função de Polícia Judiciária. Inclui a Polícia Marítima. É responsável pela fiscalização de fronteiras, alfândegas e emissão de passaportes.

Polícia Rodoviária Federal, responsável pela fiscalização de rodovias federais e transporte em estradas.

Guarda Municipal de Campinas:

A Secretaria Municipal de Cooperação nos Assuntos de Segurança Pública deverá viabilizar a ajuda e cooperação, ao nível do Município, das ações dos órgãos oficiais encarregados dessas funções, com vistas à implantação coordenada de medidas preventivas de largo espectro, e de medidas repressivas que visem a promoção da segurança pública, tendo como atribuições básicas:

I – fomentar a ação conjunta de todos os setores ligados aos assuntos de segurança pública, tais como:
a) o Poder Judiciário;
b) o Ministério Público;
c) as Polícias Civil e Militar; e
d) as entidades governamentais ou não que tenham seus trabalhos relacionados diretamente com os problemas sociais e, indiretamente, com a segurança pública.
II – formular uma política de cooperação e integração na área de segurança pública;
III – planejar e propor o orçamento da Secretaria;
IV – controlar e coordenar os órgãos subordinados e anexos à Secretaria;
V – firmar convênio com a iniciativa privada e demais órgãos da Administração Pública, especialmente com a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, para implementar suas metas e atribuições;
VI – atuar junto aos Conselhos Municipais e demais órgãos colegiados;
VII – garantir a realização das prioridades definidas pelos órgãos que, nos termos da lei, são responsáveis pela segurança pública;
VIII – assessorar o Prefeito Municipal em assunto de sua competência;
IX – credenciar os voluntários necessários e determinar suas funções;
X – acompanhar e controlar os convênios de cooperação técnica e administrativa com órgãos e instituições públicas ou privadas, estaduais, nacionais ou internacionais, aprovados pela Câmara Municipal;
XI – presidir o Fundo Municipal de Incentivo a Segurança Pública.