Os Escapes na Rede de Esgoto em Barão Geraldo

254
A tampa na rede de esgoto que passa
pela calçada fica fechada
Quando há entupimento a tampa abre
e o esgoto vaza pela calçada e ruas

Frequentemente observamos um vazamento grande de esgoto no início da Av. Atílio Martini, onde o esgoto escapa da tubulação principal que vai para a ETE do Anhumas e escorre pelas ruas até o Ribeirão das Pedras.
As redes de esgoto dos bairros já tem uma tubulação própria com tampa de inspeção especial que abre quando há entupimento e o esgoto vaza pela  calçadas e ruas dos bairros (veja as fotos abaixo).

Este entupimentos são constantes e devidos à rede pluvial (água das chuvas) de muitas casas estarem ligadas à rede de esgoto. Muitas casas tem até ralos abertos, para facilitar a limpeza de cocô de cachorro e outros detritos do quintal. A maioria dos entupimentos são causados por sacos plásticos que entram por estes ralos nos dias de chuva.

Seria mais civilizado se a Sanasa, no lugar de colocar estas tampas salvadoras para o serviço dela, resolvesse inspecionar e corrigir as casas com ligações irregulares. Neste caso salvaria a população da inevitável situação deste esgoto entrar nas residências.

Alfredo Moro Morelli
Redator do Barão em Foco

Veja as fotos – clique para ampliar