Mutirão Regional: Campinas promoveu ação contra o Aedes aegypti em Barão Geraldo

195
A Prefeitura de Campinas realizou no sábado, 23 de janeiro, uma grande ação de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. As atividades foram na Vila Santa Isabel, no distrito de Barão Geraldo, região Norte de Campinas.
Entre 8h30 e 11h30, funcionários da administração municipal, voluntários recrutados pela Defesa Civil e integrantes da Comunidade Santana (composta por moradores da Vila Santa Isabel) percorreram ruas do bairro para distribuir folhetos educativos e orientar os moradores no sentido de evitar criadouros do mosquito. Oitenta por cento dos criadouros estão nas casas das pessoas.
Os voluntários foram orientados por técnicos da Secretaria de Saúde.
No mesmo período, caminhões da Secretaria de Serviços Públicos recolheram objetos deixados pelos moradores nas calçadas – as pessoas foram avisadas sobre a ação pelos leituristas da Sanasa (Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento S/A).
A atividade fez parte de um programa nacional de mobilização contra as três doenças e, em Campinas, foi desencadeada pelo Comitê Gestor Municipal de Prevenção e Controle da Dengue e outras Arboviroses de Campinas.
O objetivo é reduzir o índice de infestação do Aedes aegypti e, dessa forma, diminuir o número de casos de doenças transmitidas pelo mosquito.
Cerca de 800 imóveis foram visitados. As equipes fizeram um relatório da entrega do material educativo para que a Vigilância em Saúde retorne aos que não forem acessados durante o mutirão.
Durante a ação, as crianças receberam livros educativos sobre dengue, doados pela Fundação Educar DPaschoal.
A atividade contou com representantes da Defesa Civil, Sanasa e secretarias de Saúde, Serviços Públicos, entre outras, além da Subprefeitura de Barão Geraldo, Polícia Militar e voluntários.
O ponto de encontro foi na Rua Luiz Vicentim Sobrinho, s/nº, na Vila Santa Isabel, em Barão Geraldo (ao lado da Escola Estadual Professor Hilton Federici).

Fonte: Mutirão Regional: Campinas promoveu ação contra o Aedes aegypti em Barão Geraldo