Matula Teatro estreia espetáculo ‘Um Conto Infinito’, da obra de Júlio Cortázar

0
165

img_0739-210131_960x480O Grupo Matula Teatro estreia em Campinas dia 01 de outubro às 20h, no Teatro do SESI Amoreiras, o espetáculo teatral dirigido por Marcelo Lazzaratto, Um Conto Infinito.

Livremente inspirado no conto “A saúde dos Doentes”, de Júlio Cortázar, o espetáculo inédito conta com texto de Cássio Pires, música original de André Abujamra e presença do ator convidado Dirceu de Carvalho.

Com dramaturgia e encenação refinadas, Um Conto Infinito trata das relações familiares complexas, e por vezes contraditórias, convidando o espectador a refletir sobre as consequências da mentira e, acima de tudo, sobre os riscos da verdade.

Para as atrizes, o maior desafio em Um Conto Infinito, é a questão da linguagem cênica. A escolha por “contar” uma história colocando em cena uma narrativa com personagens, começo, meio e fim, é novidade na trajetória do Matula. Nesta montagem, o grupo apostou muito na dramaturgia, na encenação e na ficha técnica do espetáculo, ultrapassando o conhecido trabalho autoral e ocupando espaço em meio ao risco e no encontro profundo com o texto.

O Grupo, que já realizou em 2014 a montagem de IMAGO-uma lua n´água, inspirada na vida e obra de Julio Cortázar, conta que o desejo de realizar uma montagem de um conto específico do autor veio antes, porém não havia financiamento para a execução de um projeto com esta dimensão. Após a realização de IMAGO, através do financiamento coletivo CATARSE, a montagem inédita Um Conto Infinito integra as atividades do projeto A Saúde dos Doentes, contemplado pelo Programa de Ação Cultural – ProAC, da Secretaria da Cultura do Governo do Estado de São Paulo.

O Grupo segue em temporada de estreia em Campinas com apresentações nos dias 14, 15 e 16 no Centro Cultural Casarão, em Barão Geraldo.

O Grupo Matula Teatro é um coletivo de artistas que, junto a outras referências teatrais, integra a cena artística de Campinas (SP), região de considerada efervescência cultural do interior paulista, e realiza desde 2000 um trabalho de investigação contínua dentro e fora da cena. Com uma linguagem própria, desenvolve atividades fundamentadas no trabalho do ator que incluem diversos aspectos do fazer teatral: da criação e circulação de espetáculos à formação e elaboração de metodologias que possuem como foco os procedimentos que envolvem a experiência cênica. A interface com a literatura também referencia criações que tiveram como ponto de partida a adaptação de contos de Hilda Hilst, Mia Couto, e Julio Cortázar. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Sinopse – Um Conto Infinito

Na Buenos Aires da década de sessenta, uma família tem de cuidar da matriarca que sofre de uma doença terminal e já não consegue mais sair da cama. O delicado equilíbrio das relações familiares é posto à prova quando um incidente obriga os membros da casa a redobrar os cuidados com a velha enferma. Livremente inspirada no conto “A Saúde dos Doentes”, de Julio Cortázar, a peça aborda uma situação-limite para abrir uma discussão sobre as consequências da mentira e, acima de tudo, sobre os riscos da verdade.

Um Conto Infinito – ESTREIA em Campinas
Grupo Matula Teatro – Campinas/SP
01 de outubro (sábado) às 20h
Teatro SESI Amoreiras
Av. das Amoreiras, 450 – Parque Itália, Campinas – SP, 13036-225 | Fone: (19) 3772-4100
Entrada Franca – ingressos distribuídos uma hora antes no local
Mais informações no site http://www.grupomatulateatro.com/

Fonte: Matula Teatro estreia espetáculo ‘Um Conto Infinito’, da obra de Júlio Cortázar