Leitura mais que Dramática marca a abertura oficial da temporada de apresentações em de Um Conto Infinito, do Grupo Matula Teatro.

146

A entrada é gratuita e a retirada dos ingressos será no local a partir das 19h.

Destaque na cena artística campineira, o Grupo Matula Teatro abre as portas de sua sede para a “leitura mais que dramática” do espetáculo inédito Um Conto Infinito no próximo sábado, dia 03 de setembro, às 20h.

Com texto de Cássio Pires, música original de André Abujanra e presença do ator convidado Dirceu de Carvalho, o grupo realizará no próximo sábado (03/10) no Espaço Cultural Rosa dos Ventos – Morada das Artes, em Barão Geraldo, a primeira leitura dramática do texto do espetáculo teatral dirigido por Marcelo Lazaratto.

Esta “leitura mais que dramática” marca a abertura oficial da temporada de apresentações e convida o público a conferir uma prévia do espetáculo livremente inspirado no conto “A saúde dos Doentes”,  de Júlio Cortázar.

Com dramaturgia e encenação refinadas, Um Conto Infinito trata das relações familiares complexas, e por vezes contraditórias, convidando o espectador a refletir sobre as consequências da mentira e, acima de tudo, sobre os riscos da verdade.

O público terá ainda, a oportunidade de conferir a os últimos ajustes do espetáculo no dia 10 de setembro, às 17h,  na Livraria Saraiva do Shopping Iguatemi Campinas, quando o grupo realizará a última Leitura Dramática antes da estréia do espetáculo, dia 30 de setembro, às 20h no Teatro do Sesc Jundiaí.  

A montagem inédita integra as atividades do projeto A Saúde dos Doentes,contemplado pelo Programa de Ação Cultural – ProAC, da  Secretaria da Cultura do Governo do Estado de São Paulo, e prevê mais 11 apresentações gratuitas do espetáculo Um Conto Infinito e 07 ações formativas já realizadas nas cidades de Campinas, Bragança Paulista, Jacareí, e Santa Bárbara d’Oeste.

Durante o primeiro semestre de 2016 o Grupo Matula Teatro ofereceu 03 Vivências Artísticas direcionadas para terceira idade, denominada “Cartas Teatrais”, 03  oficinas gratuitas de “Gestão Cultural” direcionadas para coletivos artísticos, produtores e gestores culturais; e a oficina “Campo de Visão”, destinada aos atores do Grupo e  compartilhada com o público interessado, além de atores convidados dos grupos Andaime Teatro, Engasga Gato, Cia do Escândalo e Teatro da Rua Elisa, com os quais o Matula ja havia realizado um intercâmbio artístico em 2015 através do edital Proac para Circulação e Difusão de Teatro, a fim de ampliar a difusão do projeto, a partir da atuação desses participantes como multiplicadores em suas cidades de origem.

O Grupo Matula Teatro é um coletivo de artistas que, junto a outras referências teatrais, integra a cena artística de Campinas (SP), região de considerada efervescência cultural do interior paulista, e realiza desde 2000 um trabalho de investigação contínua dentro e fora da cena. Com uma linguagem própria, desenvolve atividades fundamentadas no trabalho do ator que incluem diversos aspectos do fazer teatral: da criação e circulação de espetáculos à formação e elaboração de metodologias que possuem como foco os procedimentos que envolvem a experiência cênica. A interface com a literatura também referencia criações que tiveram como ponto de partida a adaptação de contos de Hilda Hilst, Mia Couto, e Julio Cortázar.

[Sinopse – Um Conto Infinito]

Na Buenos Aires da década de sessenta, uma família tem de cuidar da matriarca que sofre de uma doença terminal e já não consegue mais sair da cama. O delicado equilíbrio das relações familiares é posto à prova quando um incidente obriga os membros da casa a redobrar os cuidados com a velha enferma. Livremente inspirada no conto “A Saúde dos Doentes”, de Julio Cortázar, a peça aborda uma situação-limite para abrir uma discussão sobre as consequências da mentira e, acima de tudo, sobre os riscos da verdade.

[Serviço]

Leitura mais que Dramática “Um Conto Infinito”

Grupo Matula Teatro – Campinas/SP

03 de setembro às 20h

Espaço Cultural Rosa dos Ventos

Rua Edna de Barros Sanches, 80 – Barão Geraldo, Campinas/SP

Entrada Gratuita

Retidada dos Ingressos a partir das 19h

Mais informações: 19 3305-8372 |   (19) 98182.4430

http://www.grupomatulateatro.com      [email protected]

 

Links

http://grupomatulateatro.com/project/um-conto-infinito/

Vídeos Projeto:

Espetáculo Um conto Infinito: https://www.facebook.com/GrupoMatulaTeatro/?fref=ts

Vivências Cartas Teatrais: https://www.facebook.com/GrupoMatulaTeatro/?fref=ts

Oficina Gestão Cultural: https://www.facebook.com/GrupoMatulaTeatro/?fref=ts