Iniciativa ajuda na recuperação ambiental

190
Preocupado com a quantidade de lixo jogado nas ruas, praças e às margens do Ribeirão das Pedras, em Campinas, o ambientalista Eduardo Bazém decidiu arregaçar as mangas e tomar uma iniciativa.
Com o apoio do comércio local, ele confeccionou 20 placas com frases de conscientização para instalar em pontos sensíveis do bairro. Também vem produzindo mudas de plantas para replantio e de plantas medicinais para uso da comunidade.
“Elaborei uma pequena campanha pontual com o objetivo de promover a conscientização. Moro aqui há pouco tempo, mas tenho uma história a preocupação ambiental desde a década de 70, em Minas Gerais, quando venho fazendo um trabalho de formiguinha”.
Algumas placas já foram instaladas e as demais serão afixadas nos próximos dias. “Barão Geraldo é um centro de referência em nível de formação acadêmica. É um lugar que considero especial, mas, ao mesmo tempo, tem um antagonismo. Há lixo para todo lado, nas ruas, na beira do Ribeirão. As pessoas não querem deixar recipiente descartável no carro e preferem atirar na rua. Esse lixo vai parar nos boeiros e quando vem as chuvas acontecem as inundações. Essa é uma grande preocupação”.
O ambientalista também produz mudas de árvores e confecciona placas de identificação com material reciclável. E, por onde passa plantando ou instalando as placas, ele também recolhe o lixo que encontra. “A ideia é propagar uma coisa legal para a comunidade”, acrescentou.
A Prefeitura de Campinas informou que faz limpeza periodicamente na região e que também coloca placas informando que é proibido jogar lixo, mas as pessoas retiram o material informativo. A Administração informou ainda que pretende fazer limpeza no local esta semana.
http://correio.rac.com.br/mobile/2016/09/campinas_e_rmc/450615-iniciativa-ajuda-na-recuperacao-ambiental.html