Impasse ainda cerca ida de blocos às ruas de Barão Geraldo

0
191

Um impasse ainda cerca o desfile dos blocos de rua do carnaval de Barão Geraldo. O Berra Vaca, agremiação que abre o Carnaval do distrito, ainda não tem um itinerário definido, pois a prefeitura quer mudar mais uma vez o local de saída dos foliões, que atualmente acontece na praça do Côco. Até 2013, a concentração ocorria no centro do distrito. Ontem, os representantes dos blocos se reuniram com o secretário de Cultura Ney Carrasco, em mais uma tentativa de acordo.

De acordo com representantes dos blocos, é possível flexibilizar os roteiros, mas será difícil tirar toda a concentração da Praça do Coco. Segundo representantes das agremiações, os blocos sempre cederam aos pedidos da prefeitura, mas essa questão precisa ser debatida com a comunidade.

Carrasco afirmou que as conversas estão evoluindo e que essa indefinição é normal. “Todos os anos fazemos várias reuniões até termos a definição completa dos roteiros”, explicou Carrasco.

Outro ponto discutido foi a legalidade do alvará exigido dos blocos para desfilar.

Os blocos apresentaram um documento contestando essa autorização, por se trata de manifestações espontâneas, sem cobrança de ingressos. Os representes dos blocos presentes à reunião de ontem reforçaram que não precisam de alvará.

Esse ano a prefeitura não cederá carros de som dos blocos, sob a alegação de falta de verba, mas manterá o suporte da Emdec e da Guarda Municipal e fornecerá os banheiros químicos.

Em 2014, a praça do Coco foi cenário de confusão e destruição. Um grupo isolado iniciou um quebra-quebra no comércio local e a PM revidou com balas de borracha e bombas. A PM foi procurada, mas não informou como será o esquema de segurança este ano.

Fonte: Destak Jornal – Impasse ainda cerca ida de blocos às ruas de Barão Geraldo | Campinas