Festa não autorizada na Unicamp gera queixas de vizinhos em Campinas

0
150

Segundo moradores, ‘evento’ durou quase 11 horas e terminou no domingo.Universidade nega autorização e polícia afirma que não recebeu solicitação.

Moradores vizinhos ao campus da Unicamp no distrito de Barão Geraldo, em Campinas (SP), reclamaram do barulho e da sujeira acumulada durante uma festa não autorizada entre a noite de sábado e a manhã de domingo (8). De acordo com relatos, o “evento” realizado na Praça da Paz, interior da universidade, durou aproximadamente 11 horas e terminou às 6h.

Segundo moradores, os participantes fizeram muito barulho com som auto em carros e rachas entre veículos. Eles alegam ainda que chamaram a Polícia Militar, mas, ninguém apareceu.

Em nota, a  assessoria de imprensa da Unicamp informou não ter sido informada sobre a realização de qualquer festa na área do campus. No texto, a instituição ressaltou que, mesmo se houvesse um comunicado, o “evento” não seria autorizado porque existe uma regulamentação do Conselho Universitário (Consu) que veta atividades desta natureza.

A Unicamp destacou ainda que os alunos estão em férias e a maioria reside fora da cidade. Com isso, a festa pode ter sido organizada por pessoas não ligadas à comunidade universitária.

O que diz a PM
A Polícia Militar informou que o local onde ocorreu a festa é “área de incumbência de vigilância por parte da Unicamp”, mas alegou que a corporação participa de todas as “adoções de medidas pertinentes” para proporcionar segurança, quando notificada com antecedência.

“A festa não foi notificada com antecedência e a PM não recebeu nenhuma solicitação de policiamento em virtude da festa, cabendo a Unicamp as medidas necessárias para coibir o fato, pois é uma área com vigilância particular e a chegada das pessoas ao campus era de conhecimento da universidade […] A atuação delegada no interior do campus demanda de convênio com o governo estadual para que a polícia efetue patrulhamento”, diz trecho da nota.

A PM destacou ainda que enviará ofício ao Ministério Público para comunicar o caso.

Festa realizada na Praça da Paz, no campus da Unicamp, em Campinas (Foto: Reprodução EPTV)Festa realizada na Praça da Paz, no campus da Unicamp, em Campinas (Foto: Reprodução EPTV)

Fonte: G1 – Festa não autorizada na Unicamp gera queixas de vizinhos em Campinas – notícias em Campinas e Região