Especialista da USP participa de cirurgias no Hospital Sobrapar

0
21

Especialista da USP participa de cirurgias no Hospital Sobrapar

Nivaldo Alonso será homenageado como Professor Visitante por sua dedicação ao tratamento de anomalias craniofaciais

O Hospital Sobrapar Crânio e Face, de Campinas/SP, receberá no próximo dia 16 de junho, sexta-feira, Nivaldo Alonso, cirurgião craniofacial e professor da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), no programa “Professor Cassio Raposo do Amaral Visiting Professor”. Com mais de 20 anos dedicados ao tratamento das fissuras lábio palatinas e anomalias craniofaciais, Nivaldo Alonso será o homenageado no programa este ano pela sua contribuição à cirurgia craniofacial no Brasil. Alonso acompanhará duas cirurgias, avaliará pacientes da instituição e ministrará uma aula de cirurgia craniofacial.

O programa Professor Visitante foi criado pelo Sobrapar em 2006 após o falecimento de Raposo do Amaral, fundador da instituição, com objetivo de laurear, anualmente, cirurgiões que influenciaram o desenvolvimento do hospital e/ou o tratamento das deformidades no crânio e face no mundo. Profissionais de renome foram laureados com este título, como Joseph G. McCarthy, Henry K. Kawamoto, Anthony Wolfe e Françoise Firmin.

Após concluir a residência em cirurgia plástica pela USP, Nivaldo Alonso seguiu para a França para o fellowship com Daniel Marchac e um período de observação na Clinique Belvedere com Paul Tessier. De volta ao Brasil em 1987, seguiu a carreira acadêmica. Terminou o doutorado na USP e tornou-se professor associado em 1992. Foi presidente da Associação Brasileira de Cirurgia Crânio-Maxilo-Facial por quatro anos.

Em 1993 iniciou o Serviço de Cirurgia Craniofacial no Departamento de Cirurgia Plástica do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. Desde então formou mais de 50 fellows em cirurgia craniofacial e tem hoje mais de 250 trabalhos publicados e reconhecimento internacional. Foi convidado para ser professor visitante em duas universidades americanas, Yale e Harvard. Em razão da intensa atividade internacional foi recentemente convidado para ser um dos embaixadores da comissão Lancet para cirurgia global em cooperação com a Harvard Medical School, Sweeden Lund University and King’s College of Surgery. É membro ativo da International Society of Craniofacial Surgery e da American Society of Plastic Surgery.

Sobre o Hospital Sobrapar

Ao longo de 38 anos de existência, mais de 300 mil atendimentos e 19 mil cirurgias foram realizados no Hospital SOBRAPAR Crânio e Face, instituição privada, filantrópica, referência no país no tratamento de pacientes com deformidades craniofaciais congênitas ou adquiridas, como sequelas de traumas, tumores ou queimaduras. Os pacientes são principalmente crianças e adolescentes, vindos de todo o país. O Hospital conta com equipe multidisciplinar que visa à reabilitação global do paciente e sua reintegração à sociedade como um cidadão ativo e participativo. Está localizado à avenida Av. Adolpho Lutz, 100, no distrito de Barão Geraldo, em Campinas/SP.

Fonte: Especialista da USP participa de cirurgias no Hospital Sobrapar | Segs – Portal Nacional | Clipp Noticias sobre Seguros | Saúde