Conselho acusa boicote da Emdec

0
190
Fotos: Arquivo | TODODIA Imagem

AÇÃO RESTRITA | Conselho diz que lhe falta informações para agir
A Emdec (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas) boicota, isola e não responde às solicitações do Conselho de Trânsito e Transporte, entidade que deveria controlar e avaliar as políticas do transporte público da cidade, segundo conselheiros da entidade. Dentre os pedidos sem resposta está um ofício em que são solicitados estudos de custos para aplicação das tarifas. A Emdec informou que está aberta a qualquer manifestação do conselho. No final do mês passado, a tarifa do transporte foi aumentada para R$ 3,80.
Segundo o conselheiro Mário Roberto Bonzanino, membro da Comissão Regional do Campo Grande, a empresa nunca convocou a entidade para discutir os reajustes das tarifas.
“Nunca fomos convocados. Só ficamos sabendo depois que os reajustes são decretados.”, afirmou.
Bonzanino conta que um encontro entre o conselho e a Emdec foi marcado para o início do mês passado, mas o secretário de Transportes, Carlos José Barreiro, se ausentou. “Ele abortou a reunião. Avisou nosso presidente em cima da hora”, relatou.
PLANILHA
Um ofício, protocolado na Emdec em 24 de julho do ano passado, requeria os “estudos de custos para fixação e aplicação das tarifas” mas, segundo o conselheiro Irineu Ramos, nunca foi respondido. “Eles não respondem porque sabem que, se negarem, podemos acionar a Justiça. Então deixam travado”, argumentou.
“A coisa mais leve que acho que pode acontecer é que essas planilhas são muito mal feitas. Não tem critério claro para definir os reajustes e esses aumentos abusivos”, afirmou outro conselheiro, Cesar Cury, membro da Comissão Regional Leste – que abrange os distritos de Sousas e Joaquim Egídio. “Acho que se tem planilha, ela não é confiável”, resumiu.
FUNCIONALIDADE
Ramos questiona a funcionalidade da entidade. “Como vamos atuar em defesa dos usuários do transporte, se não sabemos nada do que se passa? Eles acham que aqui é uma monarquia, mas nós temos o dever de receber as planilhas e fiscalizar”, disse.

Fonte: Conselho acusa boicote da Emdec – Jornal TodoDia