Como e quando visitar a Mata de Santa Genebra, em Campinas

89

Saiba como e quando participar de uma visita monitorada à Mata de Santa Genebra, a maior floresta urbana da Região Metropolitana de Campinas

Durante percurso de visita à Mata de Santa Genebra, monitores fazem observações sobre fauna e flora

Muita gente já ouviu falar, tem curiosidade e interesse, mas ainda não sabe ao certo como e quando visitar a Mata de Santa Genebra, em Campinas, interior de São Paulo. Por isso, decidi explicar direitinho aqui na coluna do Embarque40Mais em ACidadeOn Campinas. Primeiro, para se ter ideia da sua importância, é preciso saber que a Mata de Santa Genebra é um remanescente de 251,7 hectares da Mata Atlântica, considerada a maior floresta urbana da Região Metropolitana de Campinas (RMC).

É uma Unidade de Conservação Federal, sob gestão da Prefeitura de Campinas (por meio da Fundação José Pedro de Oliveira) e subordinada ao Instituto Chico Mendes para Conservação da Biodiversidade (ICMBio), órgão do Ministério do Meio Ambiente. Por isso, só é possível entrar com autorização prévia e acompanhamento de monitores da Fundação. Em seus 9 Km de perímetro, rico em fauna e flora nativa, são realizadas atividades educativas, de pesquisa e educação ambiental.

Fiz a visita monitorada à Mata meses atrás, o que para mim foi uma grande e bela descoberta! Falo sobre essa experiência em post especial Nas Trilhas da Mata de Santa Genebra, que também conta com informações históricas e imagens inspiradoras. Então, vamos ao que interessa? Tudo que precisa saber para planejar sua participação em uma visita monitorada à Mata.

Visitas monitoradas diurna e noturna na Mata de Santa Genebra

Para o público em geral, há dois tipos de visita à Mata de Santa Genebra: a diurna e a noturna, ambas em grupo e gratuitas (nenhuma taxa é cobrada). A diurna ocorre mensalmente, sempre no primeiro domingo de cada mês, a partir das 9h. A visita noturna à Mata de Santa Genebra, acontece uma vez a cada dois meses, em noite de Lua cheia, em data informada previamente no site da Fundação José Pedro de Oliveira.

O percurso da visita monitorada diurna tem aproximadamente 5 km, dos quais 1,2 km é de caminhada por trilha no interior da mata e os outros 3,8 km pela estrada que contorna a floresta. Para participar das visitas, é necessário inscrever-se antecipadamente, preenchendo um formulário no site da Fundação.

Durante a visita à Mata, é obrigatório usar calça comprida e calçado fechado (recomendo jeans e bota de solado baixo e confortável). É indicado usar protetor solar e repelente de insetos e levar água para consumo. Também é recomendado que os participantes tenham tomado a vacina contra a febre amarela há mais de dez dias. A seguir, mais detalhes sobre a visita monitorada à Mata de Santa Genebra, em Campinas.

Sobre as visitas à Mata de Santa Genebra:

ONDE: Rua Mata Atlântica, 447, Bosque de Barão Geraldo, Campinas-SP.

QUANDO: As visitas monitoradas diurnas ocorrem no primeiro domingo de cada mês, a partir das 9h, mediante inscrição prévia no site da Mata de Santa Genebra com uma semana de antecedência. As visitas noturnas são a cada dois meses, também mediante inscrição no site.

QUANTO CUSTA: Gratuito.

MAIS INFORMAÇÕES: (05519) 3749-7200, [email protected]

Referências:

*    Com informações da Assessoria de Imprensa da Fundação José Pedro de Oliveira.
*    Texto e foto: Michele da Costa/ Embarque40Mais (@direitosreservados).

Source: Como e quando visitar a Mata de Santa Genebra, em Campinas – blogs – ACidade ON Campinas