Campinas registra ventos de 89 km/h após passagem de frente fria

223

Ventania deve continuar na região até quinta-feira (1º), segundo Cepagri.Primavera foi marcada por temperaturas mais baixas, diz meteorologista.

A passagem de uma frente fria pela região fez a velocidade do vento chegar a 89,9 km/h nesta tarde de quarta-feira (30), em Campinas (SP). A medição foi realizada às 15h50, no distrito de Barão Geraldo, onde fica o Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (Cepagri), da Unicamp.

De acordo com a meteorologista do centro Ana Ávila, ventos fortes não são tão comuns nessa época do ano, mas podem ocorrer.

“Embora a gente não tenha configurada La Niña (que gera aumento de chuvas no nordeste do Brasil e seca no sudeste), as águas do oceano Pacífico estão mais frias e com isso, as frentes frias conseguem avançar até aqui. Elas chegam com um ar mais frio que vem do sul do país. Ontem teve chuva isolada e junto veio a massa de ar mais fria”, explica.

Por causa do vento, apesar dos termômetros registrarem 17ºC às 6h10, a sensação térmica no município foi de 6ºC.

Mais vento
Ana destaca ainda que o vento forte deve continuar até quinta-feira (1º), mas na sexta-feira (2), já volta a esquentar na região.

“Fica esse vento que vem do mar até quinta e volta a chover entre sábado e domingo, chuva volumosa. Sexta esquenta e podemos ter pancadas de chuva”, conta.

Temperaturas mais baixas
Ana destaca ainda que a primavera este ano foi marcada por temperaturas um pouco mais baixas e que no verão essa situação também poderá ocorrer. “Na primavera esse ano tivemos média máxima de 29,3ºC, ano passado foi de 30,6ºC. A média mínima este ano foi de 16,6ºC e ano passado de 19ºC”, ressalta.

A mínima absoluta também foi menor este ano. Os termômetros registraram 9,3ºC em Campinas na primavera contra 15ºC no ano passado.

No entanto, a meteorologista afirma que esse dias extremos tendem a diminuir no verão. “Em dezembro também podem ocorrer situação de dias mais frios, só que mais amenos”, finaliza.

Fonte: G1 – Campinas registra ventos de 89 km/h após passagem de frente fria – notícias em Campinas e Região