Campinas registra ventos de 107 km/h durante chuva, segundo Cepagri

253

Choque térmico na chegada de frente fria ocasionou rajadas, diz centro.Até terça-feira há previsão de temporais e leve queda de temperatura.

Campinas (SP) registrou ventos de 107,2 km/h durante a chuva que atingiu o município nesta tarde de segunda-feira (15), segundo o Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (Cepagri), da Unicamp. A medição foi realizada às 17h10, no distrito de Barão Geraldo, onde fica o campus da universidade.

De acordo com meteorologista do centro, Ana Ávila, as rajadas de vento foram causadas pelo choque térmico durante a chegada de uma frente fria na região. “Tava super quente, chegou a 32ºC, às 14h10, com umidade de 28%, que é muito baixa. Tava uma massa muito quente e seca e agora a frente fria vinda do sul, um contraste que gera ventos fortes”, explica.

Temporais
Com a chegada da frente fria, Ana destaca que há possibilidade de temporais na região nesta segunda e terça-feira (16). “A frente fria veio rapidamente do sul e com intensidade. Na quarta-feira, a chuva dá uma trégua, mas na quinta-feira tem pancadas de chuva e depois chuvas mais generalizadas”, afirma.

Em relação à temperatura, a meteorologista afirma que durante a semana ela cairá levemente, mas no fim de semana, a queda será mais intensa. “Durante a semana tempo instável e queda acentuada no fim de semana”, ressalta.

Até a publicação da reportagem, não foram registrados estragos no município por causa das rajadas de vento.

Ana disse ainda que o risco de ocorrer outro fenômeno como as microexplosões que atingiram a cidade no início de junho é baixo, mas nunca está totalmente descartado. “Aquele [evento] é esporádico. Bem severo e bem menos frequente”, finaliza.

Fonte: G1 – Campinas registra ventos de 107 km/h durante chuva, segundo Cepagri – notícias em Campinas e Região