Aplicativo de segurança é lançado na Unicamp Campinas

292

Aplicativo de segurança é lançado na Unicamp Campinas

A Unicamp Campinas apresenta nesta quarta-feira (14), o aplicativo “Botão de Pânico”. A ferramenta faz parte do plano de ações do Programa Campus Tranquilo, que prevê recursos para garantir segurança nas dependências da universidade.

 

 

 

 

 

As ações de segurança têm sido discutidas desde 2013, em reuniões envolvendo a reitoria, alunos, docentes e funcionários da Unicamp, após aumento de roubos e assaltos dentro da universidade.

Compatível com os sistemas operacionais iOS (apple) e Android (google), o aplicativo vai permitir que alunos, funcionários e frequentadores do Campus da universidade acionem as equipes de vigilância do campus durante uma emergência.

De acordo com a Unicamp, algumas propostas que surgiram dentro do Programa Campus Tranquilo já foram colocadas em prática. Entre elas, está o acionamento de guarda do Campus para fazer a escolta dos alunos em regiões desertas dentro da universidade e suas proximidades, e o aperfeiçoamento da iluminação do campus de Barão Geraldo, que recebeu investimentos de R$ 1,64 milhão.

PM na Unicamp
No mês de julho, o secretário estadual de Segurança Pública, Alexandre de Moraes, anunciou que colocaria a Polícia Militar para realizar a segurança nas universidades paulistas. Baseado em um modelo japonês de policiamento, a ideia do estado era implantar um patrulhamento comunitário para conciliar as ações de segurança da PM com o cotidiano da comunidade acadêmica.

Um modelo igual ao de Campinas já está em funcionamento na USP de São Paulo desde o mês passado e, segundo o estado, se der certo será estendido para a Unesp (Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho) e Unicamp. Contudo, em Campinas os alunos da Unicamp não são favoráveis à proposta apresentada pela Secretaria de Segurança.

 

Fonte: Aplicativo de segurança é lançado na Unicamp Campinas – Portal de Paulínia