Aniversário de 30 anos da Mata Santa Genebra será comemorado com atividades gratuitas

175
Um evento neste sábado (7) terá visitação ao borboletário, oficinas, espetáculos e apresentações musicais, na praça Peroba Poca, das 9h às 19h

Praça Mata SAnta Genebra Barão Geraldo CampinasA Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE) Mata Santa Genebra, localizada emBarão Geraldo,Campinas, completa 30 anos de criação. E, para comemorar a data, diversas atividades irão promover a integração entre a floresta, a comunidade e a gestão participativa da área, neste sábado (7), das 9h às 19h, na praça Peroba Poca, que fica ao lado da portaria de entrada da área (foto).

Pela manhã, serão oferecidas oficinas de hortas urbanas e de artesanato, além da apresentação doteatro de bonecos com o espetáculo “Coração Verde”. No período da tarde, o público poderá participar da oficina de ecobrinquedos. Além disso, haverá música ao vivo para embalar a tarde de comemoração. Também durante todo o dia estará aberta a visitação ao borboletário. Todas as atividades são gratuitas.

O evento será realizado pela Fundação José Pedro de Oliveira, instituição gestora da Mata, com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura e da Secretaria do Verde de Desenvolvimento Sustentável de Campinas.

Música 

Às 16h, Ana Salvagni e o grupo Choro da Mata apresentam um espetáculo musical de sambas e serestas. A cantora foi premiada na categoria de melhor disco de música regional em 2010 no Prêmio da Música Brasileira. O Choro da Mata ganhou este nome em homenagem à Mata Santa Genebra.

A partir das 17h, tem início a apresentação de João Arruda, Sinhá Rosária e convidados especiais. João completa em 2015 dez anos de carreira solo. Seu show traz cantorias, palmas e risadas ao mesmo tempo em que Sinhá Rosária, cantora e compositora, celebra a música e a alegria por onde passa com seus 80 anos de vida.

Susana Travassos e Michi Ruzitscka encerram a programação às 18h. Susana é uma das grandes vozes portuguesas da atualidade. Ela se apresenta ao lado do violonista austríaco Michi Ruzitscka, interpretando fados antigos, temas contemporâneos e alguns clássicos da música popular brasileira.

Programação:

09h00 às 16h00 – Visitação ao Borboletário
10h00 às 12h00 – Oficina Hortas Urbanas e Oficina de Artesanato – Equipe Fundação José Pedro de Oliveira, Secretaria do Verde, Meio ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Campinas
10h30 às 11h30 – Espetáculo “Coração Verde”: teatro de bonecos
14h00 às 16h00 – Oficina de Ecobrinquedos
16h00 – Ana Salvagni e Choro da Mata (música)
17h00 – João Arruda, Sinhá Rosária e convidados (música)
18h00 – Susana Travassos e Michi Ruzitschika (música)

Mais sobre a Mata

Com 251,77 hectares, a Mata Santa Genebra foi declarada pelo Ibama como Área de Relevante Interesse Ecológico e é uma Unidade de Conservação Federal tombada pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Campinas (Condepacc) e Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arquitetônico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat). É remanescente da Mata Atlântica e é a 10ª maior Unidade de Conservação do País. É a maior área verde de Campinas e uma das mais importantes do Estado de São Paulo. Possui 9 km de perímetro e recebe inúmeros pesquisadores de diversas universidades de todo o país.

Serviço:

30º aniversário da Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE) Mata Santa Genebra
Local: Praça Peroba Poca. Rua Mata Atlântica, s/n, Bosque de Barão (ao lado da portaria da Mata), Barão Geraldo – Campinas. (19) 3749-7205
Data: 7 de novembro
Horário: das 9h às 19h
Entrada: gratuita

Fonte: Aniversário de 30 anos da Mata Santa Genebra será comemorado com atividades gratuitas | Campinas.com.br